É sempre gratificante perceber que deixamos um legado.
Quando fundei o Grupo de Estudos em Direito do Comércio International da UFMG - GEDICI, juntamente com a Juliana Porto (Advogada de sucesso no Azevedo Sette Advogados, um honrado concorrente) e o Cristiano Botelho (Diretor da Verde Potash, antiga Amazon Mining, que ele fundou aos 23 anos), não pensei que a ideia iria vingar com tanta galhardia.
Pois vejam só: Os membros atuais do GEDICI, capitaneados pelo Pedro Martini (super especialista em arbitragem) e pelo Bernardo Cabral (que já foi meu estagiário e fala finlandês) decidiram levar o estudo da arbitragem internacional adiante e fundaram a Associação Brasileira dos Estudantes de Arbitragem.
Reproduzo abaixo a notícia completa, conforme publicado no Migalhas.
Recomendo a filiação e vou correndo me filiar também.
Associação Brasileira dos Estudantes de Arbitragem inicia atividades
Foi anunciada na última semana a criação da ABEArb – Associação Brasileira dos Estudantes de Arbitragem, primeira associação representativa dos estudantes de arbitragem no Brasil, voltada especificamente aos estudantes e recém-formados há até 2 anos, ou há até 4 anos, desde que inscritos em curso de pós graduação.
Entre os objetivos da Associação estão a organização de eventos, a publicação de informativos e revistas acadêmicas, a facilitação do acesso à doutrina e jurisprudência e a realização de parcerias em eventos nacionais e internacionais.
Lacuna
A ideia surgiu quando os próprios estudantes sentiram falta de um órgão representativo que impulsionasse o estudo da área desde a graduação. Notando o crescente número de jovens interessados pelo tema, acabaram por criar uma rede de relacionamentos própria, que poderia – e deveria – crescer muito.
Assim, despontou a necessidade de instituição de um projeto que, ao mesmo tempo, facilitasse o acesso dos estudantes aos distintos meios de difusão do conhecimento na área de arbitragem e alcançasse benefícios que estimulassem novas pessoas a ingressar no meio arbitral.
Fortalece esse meio a autonomia conferida à arbitragem como disciplina pelas principais universidades do país, em cursos de graduação e pós-graduação. Da mesma forma, o aumento da participação brasileira nas atualmente conhecidas competições de arbitragem é surpreendente.
No ano início de 2011, 12 universidades brasileiras reuniram suas equipes e partiram para a Áustria, com o objetivo de participar de uma das maiores competições do mundo na área, a Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot. No âmbito nacional, várias dessas equipes já tinham exposto sua capacidade de levantar importantíssimas questões para o meio arbitral, na 1ª Competição Brasileira de Arbitragem – Petrônio Muniz, realizada no final de 2010.
1ª Diretoria da ABEArb
Presidente – Pedro Martini (UFMG)Vice-Presidente – Daniel Shil Szriber (PUC/SP)Secretário – Ricardo Dalmaso Marques (Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo)Tesoureiro – Bernardo F. Cabral (UFMG)Diretor Acadêmico – Jorge Vargas Neto (PUC/MG)Diretor de Eventos – Ivo Medaglia (UFPR)Diretor Internacional – Bruno Barreto (PUC/RJ)Diretora – Fernanda Beirão (Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA)Diretor – João Marçal (PUC/RJ)Diretora – Aline Henriques Dias (Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo)
Participação
A ABEArb convida todos os interessados para que participem do evento de instituição da Associação, cujas informações devem ser divulgadas muito em breve.
Todos aqueles que também desejam contribuir para mais um importante passo à solidificação do instituto da arbitragem no país, podem fazer parte da ABEArb ou consolidar o seu apoio mediante contato pelo e-mail contato@abearb.org.
Apoiadores
A ABEArb já nasce com apoiadores de peso: os professores Selma Maria F. Lemes, Carlos Alberto Carmona e Lauro Gama Jr. compõem o primeiro Conselho Acadêmico da associação, que atuará para orientação e auxílio da Diretoria, composta pelos próprios estudantes.
Diversos escritórios e instituições também depositam seus votos de confiança na ABEArb.São atualmente apoiadores oficiais da ABEArb:
Almeida Guilherme Advogados AssociadosBarretto Ferreira, Kujawski e Brancher – Sociedade de AdvogadosBinenbojm, Gama & Carvalho Britto AdvocaciaBrandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga AdvogadosC. Barreto Advogados AssociadosCâmara de Arbitragem das Indústrias do Estado do Paraná – CAIEP/FIEPCâmara de Arbitragem Empresarial Brasil – CAMARBCâmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de EngenhariaCâmara de Mediação e Arbitragem do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul – CMA-CRA/RSCamera Arbitrale di MilanoCarvalho, Machado, Timm & Deffenti AdvogadosClasen, Caribé & Casado Filho – Sociedade de AdvogadosComissão de Advogados Iniciantes da OAB/PRComitê Brasileiro de Arbitragem – CBArConselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul – CRA/RSEscritório de Advocacia M. A. RibasEscritório de Advocacia Sérgio BermudesFachin Advogados AssociadosFelippe, Gomes e Isfer Sociedade de AdvogadosFHCunha Advogados AssociadosFrancisco Maia & AssociadosGabino Kruschewsky – Advogados AssociadosGrebler AdvogadosHapner & Kroetz AdvogadosHasson, Sayeg, Finkelstein, D`Avila e Nelson Pinto AdvogadosInstituto dos Advogados do Paraná – IAP/PRInternational Law Students Association – ILSAJosé Emilio Nunes Pinto AdvogadosJusten, Pereira, Oliveira & Talamini AdvogadosLaudelino da Costa Mendes Neto AdvocaciaLaw & Liberatore AdvogadosLee, Taube & Gabardo Sociedade de AdvogadosLevy & Salomão AdvogadosLobo & Ibeas AdvogadosManuel Luís Advogados AssociadosMarques Rosado Toledo Cesar & Carmona AdvogadosMigalhasMoot Alumni Association – MAAMotta, Bicalho e CarvalhoMotta, Fernandes Rocha AdvogadosMundie AdvogadosMunhoz de Mello AdvocaciaNemer Caldeira Brant AdvogadosOAB/RJPinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho AdvogadosPinheiro Neto AdvogadosPinto de Miranda, Smilgin – AdvogadosSalusse Marangoni AdvogadosSelma Lemes AdvogadosSmith International Law ConsultantsTrench, Rossi & Watanabe Advogados – Baker & McKenzieVinhas e Pessôa Advogados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários servem para discussões teóricas e para comentários políticos e econômicos. Se você precisa de auxílio em matérias de Direito Internacional, escreva para contato@adler.net.br.