A Câmara Internacional de Comércio de Paris irá publicar ainda este ano a versão 2010 dos Termos Internacionais do Comércio, os famosos Incoterms.
(Este artigo pode ser um tanto técnico. Se você não sabe o que são Incoterms, veja meu artigo sobre contratos internacionais neste blog. Tenho também uma palestra sobre o assunto.)
Os novos termos começarão a vigorar apenas em 2011, mas é importante prestar atenção às alterações desde cedo, pois os Incoterms são o coração de qualquer contrato de compra e venda internacional.
Muito embora os Incoterms não sejam uma lei ou uma convenção internacional, seu uso como cláusula contratual é tão disseminado que se pode afirmar serem eles a base da nova Lex Mercatoria.
O blog http://www.djacobsonlaw.com antecipou algumas das modificações que devem vir a público em Setembro:
-Haverá diferenciação clara entre os termos multimodais e os termos exclusivamente marítimos (NOTA: Eu penso que isso é muito salutar. É com dor no coração que vejo os comerciantes usarem a cláusula FOB para transporte terrestre, em lugar da FCA.)
-Os incoterms passarão a regular, na medida do possível, o seguro;
- Os preâmbulos serão expandidos a fim de esclarecer a aplicação de cada termo
- O número de Incoterms será reduzido. Contudo, um novo termo será criado para regular as transações ocorridas dentro de Uniões Aduaneiras ou Zonas alfandegadas especiais, onde não há obrigação de efetuar o despacho aduaneiro. Além disso, haverá simplificação de alguns termos semelhantes, como o Delivery Ex Quay que se transformará no Delivery at Terminal - DAT
Outros sites especializados prevém também que:
- Os Incoterms 2010 trarão previsões específicas para eventos inesperados, tais como ataques terroristas;
- Haverá previsões sobre o comércio através de meios eletrônicos;
Certamente outras modificações aparecerão quanto o texto oficial for lançado, em setembro. Fiquem alerta.
Expositor convidado Prof. Públio Santos Júnior
ResponderExcluirICC BRASIL convida para o SEMINÁRIO RIO INCOTERMS 2010
Único evento oficial da CCI , 07 OUTUBRO 2010, RJ
Prezado,
Como é de seu conhecimento, os novos Incoterms entrarão em vigor em janeiro de 2011.
Em campanha mundial para a apresentação dos novos termos, seminarios estão sendo realizados na França, Espanha, México e Estados Unidos.
No Brasil, a Icc de Paris irá lançar oficialmente os novos Incoterms na cidade do Rio de Janeiro.